Nesta quarta-feira, dia 2/7, profissionais e estudantes da área de engenharia, participaram de uma palestra promovida pela Associaçao Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Videira – Areavid, com o patrocínio do Crea SC. Ministrado pelo engenheiro civil Lucas de Souza, a iniciativa contou com explanação sobre os trabalhos da área, principais alternativas e meios de conter problemas ocasionados pela movimentação do solo.
A palestra teve início com a fala do presidente da Areavid, Dirceo Deon Jr, que apresentou a instituição, os trabalhos realizados e também os projetos futuros da instituição. Na sequencia o diretor da Inspetoria do Crea de Videira, Valdir Schneider abordou as ações do CREA no sentido de aproximar, capacitar e desenvolver os profissionais de engenharia do estado.
“A Areavid tem como objetivo principal desenvolver e representar a categoria. Nesse sentido temos diversas frentes de trabalho e resultados bem interessante, por isso conclamamos a todos os profissionais que participem, que se envolvam e que aproveitem ao máximo todas as ações geradas em prol da categoria” afirmou Deon.
A palestra foi apresentada pelo engenheiro civil, Lucas de Souza, que contextualizou o que é a movimentação de massa e sua classificação, os principais fatores geotécnicos, as ações de monitoramento, investigação e sondagem, as técnicas de estabilização e o repasse de dicas sobre boas práticas em projetos.
“Trata-se de uma área bem ampla e que varia de região para região e de tipo de terreno. Na região do Vale do Rio do Peixe são vários critérios a serem levados em consideração em uma obra ou projeto, e a palestra objetivou apresentar um pouco de todos os estudos da área” apontou o engenheiro se colocando a disposição dos profissionais para sanar dúvidas referente ao assunto.
A palestra de Movimentação de Solo foi mais uma iniciativa realizada pela Areavid, com o patrocínio do Crea, e que contou com uma grande participação de profissionais do setor. O diretor da inspetoria, Valdir Schneider, concluiu parabenizando todos pela participação e pelo movimento em prol do networking e relacionamento da categoria. Como ação de responsabilidade social e ambiental do evento, ao final foram distribuídas mudas de árvores nativas aos presentes.