Engenharia do Valor Econômico Sustentável é tema de curso promovido pela AREAVID e CREA

Publicado em: 25 abr, 2024

Contribuir com a formação de engenheiros, arquitetos e profissionais das mais diversas áreas da região, instigando a competitividade e sustentabilidade de suas organizações e empresas, tendo como base a consagrada metodologia EAV-Engenharia e Análise do Valor para produzir a riqueza econômica sustentável. Essa foi a intenção do mini curso “Engenharia do valor econômico sustentável” aplicado a sustentabilidade, desempenho e custos, promovido pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID), em parceria com o CREA/SC.

O evento aconteceu na noite de terça-feira (19), no auditório do CETREVI e reuniu cerca de 40 profissionais de Videira e região. “A implantação da engenharia do valor econômico sustentável é um dos desafios que todos os setores produtivos precisam enfrentar para ter diferencial do mercado competitivo atual. É considerada a metodologia recordista em redução de custos mantendo ou melhorando a qualidade de produtos e/ou serviços. Pensando nisso, oferecemos gratuitamente, não somente aos engenheiros e arquitetos associados a AREAVID e ao Sistema CONFEA/CREA, mas à todos os profissionais interessados da região, esse momento de capacitação com um dos mais experientes profissionais da área”, explicou a presidente da AREAVID, Carla Hasegawa ao abrir o curso e dar boas vinda aos participantes.

Ministrado pelo engenheiro civil e diretor da ELEGE Engenharia do Valor & Sustentabilidade -Luiz Geraldo Crespo Arruda, o curso destacou que a metodologia da Engenharia de Valor é um processo sistêmico de planejamento, criatividade e inovação em equipe para desenvolver projetos de maximização do custo-benefício e valorização econômica de produtos, serviços, tecnologias e negócios.

Na programação os participantes ainda tiveram acesso aos seguintes temas: paradigma da sustentabilidade; sustentabilidade baseada em valores; pegadas ambientais humanas; valores humanos; valor econômico; valor econômico x desperdício; desperdício x resíduo; reduzir custo x economizar; gestão 3E (efetividade, eficácia e eficiência); gestão sustentável do valor econômico; gestão do valor multi-stakeholder; abordagens da engenharia e análise do valor; exemplos e aplicações;  leis e normas; a abordagem funcional e a abordagem criativa; a implementação da gestão do valor econômico na organização; fases de trabalho do projeto de engenharia e análise do valor;  apresentação de estudos de casos reais: valorização econômica de um terreno/edificação; valorização econômica no ciclo de vida de um equipamento e valorização econômica da capacidade instalada industrial. “Tenho certeza que os profissionais saíram do curso com um amplo conhecimento sobre o tema e, mais que isso, provocados a investirem em projetos  de engenharia do valor econômico, o que certamente contribuirá com o melhor desempenho de empresas e organizações de nossa região”, conclui a presidente da AREAVID, Carla Hasegawa.

Silvia Palma

Assessoria de Comunicação

 

Curso Engenharia de valor (2) Curso Engenharia de valor (20) Curso Engenharia de valor (26) Curso Engenharia de valor (46) Curso Engenharia de valor (51) Curso Engenharia de valor (57)

Outras notícias publicadas