AREAVID e CREA/SC vão capacitar profissionais da região de Videira sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes

Publicado em: 20 abr, 2024

A AREAVID – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira, com patrocínio do CREA/SC vai oCapacitação cidades inteligentes AREAVIDferecer, no próximo mês, uma capacitação sobre temáticas relacionadas a Smart Cities e Sociedade 5.0. O curso acontecerá de forma on line, nos dias 13 e 20 de julho, das 19h às 22h, e a participação para os associados é gratuita.

A capacitação será conduzida por Janaina Pasqual  Lofhagen  – doutora em Gestão Urbana (PUCPR), com doutorado sanduíche na Universidade do Arizona (EUA) e pós doutora em Gestão Urbana na PUCPR e University of Central Florida (EUA). A facilitadora também possui diversas parcerias nacionais e internacionais relacionadas a energias renováveis e smart cities, com foco na gestão urbana mais sustentável e mobilidade urbana sustentável.

Para o presidente da AREAVID, Jefferson Frâncio a capacitação é um importante instrumento para os profissionais da região que quiserem se atualizar sobre os temas mais atuais da engenharia e arquitetura. “As smart cities (Cidades Inteligentes) tratam de uma das principais tendências em projetos urbanos onde as interações e serviços são feitos com maior eficiência, em benefício dos habitantes e negócios.

Já a Sociedade 5.0 atua para prover soluções tecnológicas para a população a qualquer momento e em qualquer lugar, visando o bem-estar das pessoas e suas necessidades, ou seja, temas extremamente latentes na sociedade e que mais do que nunca precisam da atuação dos nossos profissionais”, explica.

Entre os temas abordados nos dois dias de capacitação estarão conceitos teóricos e práticos sobre os temas envolvidos, transformação de cidades tradicionais em Smart Cities, com foco em gestão, governança e economia, a importância da sociedade 5.0 na participação em projetos “smart”, importância de um arranjo territorial adequado, considerando fatores como energia, mobilidade e infra estrutura verde, além de planejamento territorial sustentável, cidades participativas, resilientes e inclusivas. Os participantes ainda conhecerão cases regionais e nacionais para benchmarking (análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas). “Quero convocar nossos associados a participarem desta importante iniciativa que estamos desenvolvendo em parceria com o CREA/SC para contribuir com a capacitação profissional de vocês”.

Associados interessados em participar devem se inscrever pelos fones/WhatsApp:

Jefferson: (49) 9 9918-8485

Fabricio: (49) 9 9128-5512

 

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

 

Capacitação cidades inteligentes AREAVID 1

Outras notícias publicadas