Engenheiros da AREAVID percorrem trecho da ferrovia Videira-Pinheiro Preto para levantamento topográfico

Publicado em: 27 abr, 2024

Iniciativa faz parte do projeto “Caminho do Rio do Peixe que pretende dar novos usos para ferrovia

21/11/2022 – No último dia 05,  a AREAVID – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Videira deu início ao projeto de levantamento topográfico no trecho da ferrovia Videira-Pinheiro Preto. A iniciativa foi um compromisso assumido pela Associação, no mês de setembro, durante palestra que apresentou o projeto “Caminho do Rio do Peixe”, que pretende ressignificar a importância dessa ferrovia com novos usos: ciclismo, caminhada, trem turístico e ao cortar os centros urbanos parques lineares para lazer e mobilidade urbana. O Caminho pretende percorrer 372km, conectando 15 municípios e nossa região está entre eles.

Segundo o presidente da AREAVID – engenheiro mecânico – Jefferson Francio, neste primeiro momento, ele e os engenheiros Dirceu Deon Jr e Fabrício Denardi percorreram um trecho de cerca de 20 km saindo de Videira até Pinheiro Preto, onde produziram um relatório sobre o estado atual desse percurso, para posterior início do levantamento topográfico da área.

De acordo com o relatório, em todo o trecho foram encontrados muito lixo, entulho, pontos de invasão de moradias, pontos de deslizamento e vegetação, além um trecho de aproximadamente 1 Km sem trilhos.  Durante a caminhada, os pontos de maior relevância (pontes, pontilhões, córregos, drenagens, regiões de maior dificuldade de passagem, desmoronamentos, esgoto a céu aberto e cercas) foram demarcadas por meio de GPS.

O relatório ainda aponta que para realização do levantamento topográfico será necessária a limpeza em todo o trecho, sendo que em algumas áreas poderão ser realizadas por máquinas, o que deve acontecer com o apoio das prefeituras de Videira e Pinheiro Preto. “ Acreditamos que os trabalhos de levantamento topográfico devem levar de 4 a 5 dias, envolvendo uma equipe de cinco pessoas. A previsão é que ocorra no início do próximo ano”.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Outras notícias publicadas