Aposentadoria Especial X Insalubridade e Periculosidade será tema de curso promovido pela AREAVID e UNOESC

Publicado em: 29 abr, 2024

Flyer curso AREAVID-UNOESC

A Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID), em parceria com o CREA/SC e  com apoio da Unoesc Videira, por meio dos cursos de Engenharia Química e pós – graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho promovem nos dias 22 e 23 de março, mais uma oportunidade de atualização técnica para os profissionais da região. Durante dois dias, profissionais ligados ao sistema CONFEA/CREA e demais profissionais interessados poderão participar gratuitamente do Curso Aposentadoria Especial X Insalubridade e Periculosidade.

As 16 horas/aula, sendo 12 horas/aula presenciais e 4horas/aula EAD serão ministradas pela Engenheira de Segurança do Trabalho, mestre em Engenharia de Produção e doutoranda, Sandra Poletto. Os encontros acontecerão no Salão Nobre da Unoesc na sexta-feira (22) à noite e no sábado (23), pela manhã e tarde.

Segundo a presidente da AREAVID, engenheira agrônoma Carla Hasegawa o curso abordará um amplo cronograma, com base no tema que dá nome ao curso. Entre os assuntos abordados estarão: conceitos de agentes nocivos para o INSS, validação de laudos individuais e coletivos – LTCAT, perícias previdenciárias ou revisionais de aposentadoria, elaboração de laudos de referência para enquadramento legal de aposentadoria especial, exigência legal dos laudos e responsabilidades das empresas na utilização de informações para preenchimento do PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário. A programação ainda prevê abordar como estabelecer as diferenças de enquadramento legal entre: insalubridade, periculosidade x aposentadoria especial, definição de condições insalubres e perigosas para permissão ou não da admissão do trabalho do menor de 18 anos, situações de enquadramento para estabilidade de emprego de trabalhadores a partir de caracterização de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais no (NTEP) Nexo Técnico Epidemiológico e incidência no (FAP) Fator Acidentário de Previdência, E-social: impactos e obrigatoriedades das empresas e por fim o cenário atual.

Interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail da AREAVID: areavid@gmail.com . Informações adicionais também pode ser obtidas pelos telefones (49) 9 9128-5512 (Fabricio) ou (49) 9 8804- 2036 (Carla). As vagas para profissionais que não sejam ligados ao Sistema CREA/CONFEA são limitadas.

Silvia Palma

Assessoria de Comunicação

 

SANDRA POLETTO

Outras notícias publicadas