Videira sediou o 1º Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade

Publicado em: 29 maio, 2024

Cerca de 100 pessoas entre profissionais associados AREAVID e CREA, acadêmicos, sociedade civil e organizada, órgão municipal de trânsito e a comunidade em geral, participaram nos dias 23 e 24 de outubro, do 1º Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade do Município. Durante os dois dias o evento realizado pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREAVID, com patrocínio do CREA-SC e apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira promoveu uma ampla discussão técnica sobre Mobilidade Urbana, Sistemas de Trânsito, Acessibilidade e Planejamento Integrado. A cerimônia de abertura contou as presenças do presidente da AREAVID – engenheiro de produção mecânica – Jefferson Francio e do diretor Regional da Inspetoria de Videira – engenheiro Ambiental e Agrônomo – Fabricio Denardi que falou sobre as políticas do Crea/SC voltadas aos profissionais das engenharias.

Na primeira noite o engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho – Daniel Faganello falou sobre acessibilidade e planejamento. Especialista e consultor na elaboração de projetos, laudos relacionados a acessibilidade, com atuação profissional nas áreas públicas e privadas, Faganello coordenou uma conversa dinâmica e atualizada sobre os temas.

Na terça-feira (24), foi a vez do engenheiro Civil e doutor em Engenharia Civil na área de acessibilidade e mobilidade por transportes – Carlos José Antônio Kümmel Felix falar sobre Mobilidade Urbana e Sistemas de Trânsito. Considerados grandes desafios no mundo moderno, os dois assuntos também foram amplamente explanados, inclusive com a participação do secretário de Planejamento de Videira – Frank Brandalise.

A noite de encerramento ainda contou com a participação do engenheiro Agrimensor -Valdir Pedro Schneider, que é conselheiro da AREAVID e 1° vice – presidente do CREA/ SC e do diretor Regional da Inspetoria do CREA em Videira – Fabrício Denardi. Na oportunidade os dois entregaram aos representantes da Prefeitura de Videira, alguns totens desenvolvidos pelo CREA, para conscientizar os usuários das vias sobre vagas exclusivas para idosos, portadores de necessidade especial e trânsito em área escolar.

“Foi um evento de extrema relevância para os profissionais e também para a sociedade, à medida que tratamos de temas sensíveis em nossa comunidade e no mundo. Tenho certeza que todos saíram do Seminário, mais capacitados e dispostos a desenvolver propostas para melhorar a mobilidade em nossas cidades”, explica o presidente da AREAVID – Jefferson Francio.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

 

Outras notícias publicadas