Videira terá dois engenheiros representando SC no 9º Congresso Nacional de Profissionais

Publicado em: 18 abr, 2024

A classe de engenheiros de Videira terá dois representantes no  9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que acontece de 1 a 3 de setembro de 2016, em Foz do Iguaçu (PR) e em Brasília nos dias 1 e 2 de dezembro. O engenheiro agrimensor Valdir Pedro Schneider que também preside a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID) e é coordenador do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER) será um dos 16 delegados catarinenses, juntamente com o engenheiro agrônomo, Jonatan Galio a participarem do encontro brasileiro. Schneider é delegado nato e Galio foi eleito a suplente de delegado para representar o Estado durante o 12º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais, que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho em Florianópolis.

O evento coordenado por Schneider foi organizado pelo CREA-SC em parceria com as entidades de classe do setor tecnológico e reuniu cerca de 250 profissionais de todo o Estado. Entre os destaques esteve a palestra do ex-ministro de estado da infraestrutura e ex-presidente da Petrobrás, Dr. Ozires Silva que explanou sobre o tema “Liderança e Ética Profissional” e enalteceu a necessidade de mudanças institucionais no país, além da melhoria dos meios de competição com  conhecimento, competência, atitude e inovação.Durante o evento, os profissionais também votaram as melhores propostas elencadas durante os  23 encontros regionais preparatórios, que envolveram 1.200 profissionais. No total foram apresentadas 74 propostas de mudanças na Legislação do Sistema que, após sistematização, resultaram em 32 propostas e 27 moções, que seguirão para o Congresso Nacional de Profissionais.

Segundo Schneider o objetivo do 12º CEP foi a discussão e a proposição de políticas, estratégias e programas de atuação, visando a participação dos profissionais do Sistema no desenvolvimento nacional e maior integração com a sociedade e entidades governamentais. O 9º CNP trouxe como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, com o objetivo de discutir e apresentar propostas visando à melhoria da organização profissional e da fiscalização do exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, por meio da alteração da Lei 5.194/66. As propostas foram divididas em três eixos temáticos: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. As proposições aprovadas no Congresso Estadual serão encaminhadas para apreciação e aprovação do plenário do 9º CNP – Congresso Nacional de Profissionais.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier destacou o caráter democrático e participativo desta edição do CEP. “Santa Catarina é um estado de vanguarda nas participações do CNP, sempre apresentando e defendendo propostas com respaldo nacional, muitas delas efetivadas e que resultaram em melhorias na legislação do Sistema”. Também ressaltou a importância dos delegados defenderem as proposições do estado, lembrando que estarão representando os interesses coletivos dos mais de 60 mil profissionais catarinenses. “Esta é a essência do CEP, com as mudanças partindo das bases do Sistema, os profissionais que desempenham dia após dia suas atividades técnicas, fundamentais para o desenvolvimento da nação.”

O 12º CEP  também foi prestigiado pelo diretor geral da Mútua Nacional, Eng. Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, o presidente do Confea, Eng. civil José Tadeu da Silva, o assistente da Diretoria de Distribuição da Celesc, Eng. Eletric. Pablo Cipani Carena, o coordenador do Colégio de Diretores Regionais do CREA-SC, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, o diretor geral da Mútua Santa Catarina, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho e o presidente da CREDCREA, Eng. Civil Gelásio Gomes.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa AREAVID

 

Outras notícias publicadas