Palestra para engenheiros e arquitetos vai discutir novos usos para o traçado da ferrovia que corta a região

Publicado em: 20 abr, 2024

01/09/2022 – Que a Ferrovia São Paulo – Rio Grande, que corta toda a região Alto vale do Rio do Peixe foi um grande alicerce para o desenvolvimento econômico da nossa região é um fato inegável, assim como a concepção de um projeto inovador que está sendo desenvolvido para propor novos usos para essa rede ferroviária desativada há vários anos.

Para debater esse tema a Associação regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID), a Associação Comercial, Insdustrial e Agrícola (ACIAV) e o Instituto Caminho Rio do Peixe, com patrocínio do CREA/SC promovem no próximo dia 19 de setembro, as 19h, no Auditório da UNOESC a palestra “Caminho Rio do Peixe: um novo olhar sobre o antigo traçado da ferrovia”.

O presidente da AREAVID – engenheiro mecânico Jefferson Francio explica que a palestra será voltada para conhecimento de engenheiros e arquitetos associados, além da comunidade em geral, contemplando aspectos técnicos construtivos da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, viabilidade do transporte ferroviário e o novo uso que está sendo proposto pelo Instituto Caminhos do Rio do Peixe, por meio do Projeto Caminhos Rio do Peixe.

Esse projeto, elaborado pelo arquiteto videirense – Artur Brandalise Neto, que também é autor dos projetos do Parque Rio do Peixe e Eixo Cultural de Videira, prevê a revitalização do antigo traçado da ferrovia, no trecho que corta o estado de Santa Catarina, de norte a sul, com uma extensão de 372 km. O anteprojeto foi elaborado propondo novos usos: caminhada, ciclismo, trem turístico e ao cortar os centros urbanos parques lineares para lazer e mobilidade urbana.

A palestra será ministrada pelo próprio arquiteto Artur Brandalise Neto. Para participar é necessário se inscrever gratuitamente pelo e-mail  areavid@gmail.com.br ou pelos fones/whatsapp:  (49) 9 9918-8485 (Jefferson) ou (49) 9 9128-5512 (Fabricio).

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Outras notícias publicadas