Ofício CREA-SC

Publicado em: 19 abr, 2024

Ofício 02/2020

Ao Sr. Engenheiro Agrônomo Ari Geraldo Neumann – Presidente do CREA-SC

Assunto: Solicitação de instauração de Comissão Processante e abertura de Processo Administrativo para apuração dos fatos frente a denúncia de Assédio Moral.

Senhor Presidente,

A Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID), entidade representativa formada por profissionais do ramo de engenharia e arquitetura que atuam nos municípios de Videira, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Arroio Trinta e Salto Veloso, em reunião realizada através de vídeo conferência na data de 08 de setembro de 2020 as 19h30, tratou dentre as pautas que compreendem os interesses profissionais da região de abrangência, o notório assunto relatado a seguir: A AREAVID em respeito as diferenças de opinião, igualdade entre gêneros e liberdade de expressão, declara repúdio a qualquer forma de assédio. A AREAVID possui em seu quadro de associados(as)Mulheres, muitas delas Mães, profissionais capacitadas, qualificadas, registradas e legalmente habilitadas para o exercício profissional digno, ocupando cada vez mais o seu espaço na Engenharia, Agronomia e nas Geociências.

Considerando a denúncia de assédio moral efetuada pela Conselheira Regional Titular do CREASC e coordenadora do GT Mulher do CREA-SC, Engenheira Ftal. GLÁUCIA GEBIEN, na 888ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PLENÁRIO DO CREA-SC realizada por VÍDEO CONFERÊNCIA na data de 04 de setembro de 2020 as 16h30. A AREAVID manifesta sua preocupação, respeito e solidariedade às mulheres dentro do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, bem como em toda a sociedade brasileira. Em especial, à profissional e funcionária CREA-SC que foi citada na denúncia apresentada pela Engª. Ftal. GLÁUCIA GEBIEN, que a profissional “se ausentou do seu posto de trabalho por conta de licença maternidade, conforme previsto em lei … no entanto, ao seu retorno, a profissional foi exonerada de seu antigo cargo e remanejada para outra função sem justificativa. Ao questionar seu antigo chefe, recebeu uma mensagem em aplicativo de celular informando a seguinte frase: …infelizmente você teve que se ausentar para cuidar de seus filhos e outros realizaram bem o seu serviço sendo efetivados”.

A AREAVID solicita ao CREA-SC que constitua Comissão Processante Interna para investigação e apuração dos fatos relatados na denúncia de assédio moral, acompanhada da possibilidade de punição para os (as) responsáveis como forma de combate e prevenção de assédio no CREA-SC. Outrossim, solicita respeitosamente a esta presidência que o CREA-SC, se posicione sobre o fato descrito acima e dê uma resposta a todas as profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que integram o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA.

Certos de sua compreensão e atenção, desde já agradecemos.

Atenciosamente

Videira, 08 de janeiro de 2020

Eng° Prod. Mecânica Jefferson Irineu Francio

Presidente AREAVID

1 A 2A

Outras notícias publicadas