Mobilidade urbana será tema de Seminário promovido pela AREAVID, CREA e UNOESC

Mobilidade urbana será tema de Seminário promovido pela AREAVID, CREA e UNOESC

Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana vem se acirrando cada vez mais, isto porque a maior parte das cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Especialistas apontam que a principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor.

Para discutir esses problemas e elencar soluções a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID) e o CREA/SC, com organização da Unoesc Videira promovem de 7 a 10 de novembro, o 1º Seminário Regional de Engenharia e Agronomia com o tema: Mobilidade Urbana. O evento vai acontecer no Auditório da Unoesc Videira das 19h30 às 22h, com a seguinte programação:

Dia de 7 de novembro

Legislação e ética/valorização profissional  com o engenheiro civil e de segurança do trabalho e presidente do CREA/SC –  Carlos Alberto Kita Xavier;

Dia 8 de novembro

Acessibilidade – Palestrante – Décio Bevilacqua.  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PROPUR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015). É professor adjunto IV no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano e Regional, Planos Diretores Municipais e Regionais e Sustentabilidade Urbana.

Dia 9 de novembro

Planejamento Integrado/mobilidade e uso do solo – Palestrante: Carlos José Antônio Kümmel Félix – Doutor em Mobilidade Urbana, Mestre em Qualidade em Transportes, Especialista em Sistemas de Transportes, Professor do Departamento de Transportes – CT/UFSM, Engenheiro Civil, Foi Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Santa Maria/RS.

Dia 10 de novembro

Sistemas de trânsito com o engenheiro civil e de segurança do trabalho – Rui Voldinei Pires/especialista em trânsito.

O presidente da AREAVID – Valdir Schneider explica que o Seminário é direcionado a profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de Engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral com interesse no tema.   A participação é gratuita e as inscrições estão disponíveis apenas no site da AREAVID. Para isso basta acessar www.areavid.org.br , clicar no banner do Seminário ou no Link direto para inscrição:

http://www.areavid.org.br/1seminariodeengenhariaeagronomia/. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones 9980-37-50/ 9128-5512.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa AREAVID

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>