Mais de 130 engenheiros e estudantes de engenharia se reúnem em Videira para discutir a mobilidade urbana regional

Mais de 130 engenheiros e estudantes de engenharia se reúnem em Videira para discutir a mobilidade urbana regional

Cerca de 130 pessoas entre profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de Engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral, com interesse no tema Mobilidade Urbana, participaram na noite desta segunda-feira (7), da abertura do  1º Seminário Regional de Engenharia e Agronomia. O evento promovido pela AREAVID – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira, em parceria com o CREA-SC e organização da Unoesc Videira acontece no Auditório da Universidade até o próximo dia 10. “Uma das premissas deste evento é promover uma ampla discussão visando conscientizar e verificar problemas comuns enfrentados pelos municípios da região. No caso específico da Mobilidade Urbana, embora seja um direito constitucional, sabemos que as administrações enfrentam muitos obstáculos que precisam de intervenções e apoio de entidades representativas. É neste contexto que a AREAVID, o CREA e a Unoesc se uniram para promover esses quatro dias de discussão”, disse o presidente da AREAVID e coordenador do CDER – SC – Valdir Pedro Schneider, anfitrião do evento.

A cerimônia de abertura ainda  foi prestigiada pelo prefeito de Videira – Wilmar Carelli, o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier e o vice-reitor da Unoesc Antônio Carlos de Souza,  além do conselheiro do CREA-SC – Amauri Forlin e a representante do Crea Jr. na região, Caroline Rodrigues.  “Quero registrar a importância de entidades discutirem e auxiliarem as prefeituras sobre o tema mobilidade urbana. Isso porque as gestões municipais são as responsáveis por essa área, mas muitas vezes tem limitações. No caso específico de Videira, nos últimos anos, evoluímos muito com a pavimentação de mais de 200 ruas, mudanças significativas no trânsito e com o inicio da construção de uma nova rodoviária e de um novo terminal urbano para otimizar a vida de quem utiliza o transporte público”, relatou.

O vice-reitor da Unoesc Antônio Carlos de Souza também  enalteceu a iniciativa e desejou que pela relevância do tema para a sociedade, o Seminário que é realizado pela primeira vez, ganhe novas versões nos próximos anos para gerar conhecimento aos profissionais da região. A palestra do primeiro dia do Seminário Regional de Engenharia e Agronomia foi ministrada pelo presidente do CREA-SC – Carlos Alberto Kita Xavier e abordou o tema Legislação, ética e valorização profissional. A programação segue até a próxima quinta-feira (10), sempre das 19h30 as 22h, com a seguinte programação:

Dia 8 de novembro

Acessibilidade – Palestrante – Décio Bevilacqua.  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – PROPUR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015). É professor adjunto IV no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano e Regional, Planos Diretores Municipais e Regionais e Sustentabilidade Urbana.

Dia 9 de novembro

Planejamento Integrado/mobilidade e uso do solo – Palestrante: Carlos José Antônio Kümmel Félix – Doutor em Mobilidade Urbana, Mestre em Qualidade em Transportes, Especialista em Sistemas de Transportes, Professor do Departamento de Transportes – CT/UFSM, Engenheiro Civil, Foi Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Santa Maria/RS.

Dia 10 de novembro

Sistemas de trânsito com o engenheiro civil e de segurança do trabalho – Rui Voldinei Pires/especialista em trânsito.

 

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa AMARP

 

abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-1 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-2 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-3 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-4 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-5 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-6 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-7 abertura-seminario-de-engenharia-e-agronomia-videira-8

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>