Empreendedorismo: marca registrada dos associados da AREAVID

Publicado em: 25 abr, 2024

Os conceitos de engenharia, inovação e empreendedorismo , quando vistos em conjunto, apresentam tantos pontos em comum que é possível afirmar,  que o engenheiro, por natureza, deve ser um empreendedor.  O engenheiro, por definição, é aquele que utiliza seus conhecimentos e habilidades para converter recursos naturais para criação de algo que atenda as necessidades humanas. Já o empreendedor costuma lançar algo novo, comercialmente bem sucedido, que atenda a uma necessidade específica do mercado, desenvolvendo cada vez mais, melhores e modernas soluções para os problemas da coletividade. E é aí que o engenheiro e o empreendedor  apresentam total convergência em suas funções, pois ambos estão focados na evolução da sociedade.

Entre os  associados da AREAVID –  Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Videira o conceito de empreendedorismo está arraigado desde a formação universitária. Aos 32 anos, o engenheiro de produção mecânica – Jefferson Francio é um bom exemplo da exitosa união entre a engenharia e inovação. Formado há 5 anos, Francio é proprietário de uma empresa  videirense que atua na produção de implementos rodoviários e comércio de aços. Ele explica que sempre teve muito claro em seus planos ser um fabricante. As noções de desenvolvimento de projetos e técnicas de produtividade, que o curso de engenharia de produção mecânica agregaram à sua formação acadêmica fomentaram ainda mais o desejo que mais tarde se tornaria realidade. ” Como já atuávamos no comércio e processamento de aço, percebemos um nicho de mercado dentro do segmento de transportes. Essa percepção somada ao desejo de empreender e o conhecimento adquirido na universidade foram o combustível para a realização de um sonho”, comemora.

Sob o comando de Jefferson Francio estão mais de 100 funcionários que ocupam uma área fabril de 7.000m². A linha de produção fabrica oito diferentes implementos, dentre os quais destacam-se o furgão alumínio, o furgão lonado “sider”, a plataforma de auto socorro, a prancha para transporte de máquinas pesadas e a plataforma para transporte de toras. A capacidade de produção gira em torno de 60 unidades/mês, que são vendidas em todo o território nacional. “Se eu pudesse aconselhar os futuros profissionais da engenharia, eu diria para que alimentem o desejo empreendedor desde o período universitário. Um dos grandes diferenciais para o crescimento e a manutenção das empresas, em um mercado tão competitivo, é o desenvolvimento de produtos com tecnologia e processos de produção eficientes que viabilizem sua comercialização e, o engenheiro tem uma capacidade muito aguçada nesse sentido, podendo, sim, se transformar em um grande empresário”, aponta Francio.

O presidente da AREAVID, Jonatan Galio destaca que  o perfil empreendedor de Francio também  é uma das principais características dos cerca 120 membros da Associação. “Nossos profissionais tem se destacado no mercado porque possuem habilidades como atitude, criatividade e conhecimento e, sem dúvida alguma, esses são ingredientes imprescindíveis em qualquer área da engenharia. E, para incentivar ainda mais o profissionalismo, pró-atividade e empreendedorismo de nossos associados, uma das premissas da AREAVID tem sido promover capacitações técnicas aos associados”.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa AREAVID

Outras notícias publicadas