Defesa contra geadas na fruticultura é tema de livro lançado por engenheiro associado à AREAVID

Publicado em: 25 abr, 2024

Lançamento livro de Valerio Pietro Mondin 1A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Videira – AREAVID está comemorando o lançamento do livro do engenheiro agrônomo associado Valerio Pietro Mondin. O livro com o título “Defesa contra geadas na fruticultura” foi lançado no dia 16 de julho na sede da Êxito Editora e Comunicação, responsável pela publicação do material. “Nesta publicação estão compiladas experiências vividas em grande parte da minha vida profissional, enquanto engenheiro agrônomo da Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina, que mais tarde se tornou a Epagri. Foram mais de 29 anos dedicados ao trabalho de extensão rural com agricultores e profissionais da agronomia catarinense. E, parte desse trabalho pode ser observada neste livro que acabamos de lançar”, diz Mondin.

Segundo ele, os problemas com as geadas na fruticultura, se acentuaram a partir dos anos 70, quando a fruticultura começou a ter grande expansão no estado. O engenheiro destaca que o frio tardio e prejudicial, com ocorrência de geadas, é comum e preocupante onde se cultivam frutas. Quando ocorre, traz consigo grandes prejuízos aos fruticultores, podendo destruir, em algumas horas, toda a safra de um ano. Neste contexto, a geada passou a ser um grande problema, principalmente para os produtores de pêssegos e nectarinas.

Em 1976, com base em estudos e informações do que era feito em outros países, o engenheiro Mondin, com o envolvimento e apoio das direções e funcionários do CETRVI/Acaresc(atual Epagri), buscou fazer adaptações e experimentar alCapa livro Valerio Mondinternativas para enfrentar o problema nas condições regionais. Foi desses experimentos que nasceu o livro, onde Mondin aborda questões como: métodos de controle indiretos ou passivos, medidas antes da implantação do pomar e depois de efetuado o plantio, métodos de controle diretos ou ativos, perdas de calor no ambiente, temperaturas críticas, termômetros, tabela para previsão de geadas, uso do aquecimento, com o calor seco ou com o calor úmido e épocas de providências, entre outros temas. “Vale destacar que esses métodos, testados por nós, foram, logo, repassados para os extensionistas, aos demais técnicos interessados e aos fruticultores e, são, hoje, utilizados em diversos pomares, com resultados positivos, para sua proteção e produção”, diz o engenheiro.

Outro tema abordado no livro é o potencial turístico que as técnicas de controle podem despertar, já que os cenários das propriedades passam a chamar a atenção pela beleza, quando, por exemplo, se usa a técnica de aspersão de água, que cobre de gelo os pomares. “Os resultados de toda essa tecnologia e atividade é que se encontram descritos e explicados nesse pequeno trabalho, cuja intenção é oferecer maior conhecimento para segurança da safra e também alternativas turísticas para explorar e conhecer as belezas da natureza durante o frio. Esperamos que seja atraente e útil a todos que dele se interessarem ou necessitarem”.

Para o presidente da AREAVID – Jonatan Galio, o setor da fruticultura ganha muito ao ter a oportunidade de ter acesso, por meio do livro, a todo o conhecimento do engenheiro agrônomo Valerio Pietro Mondin. “É uma honra para a AREAVID ter entre seus associados um profissional tão dedicado e comprometido. Com certeza o conteúdo deste livro ainda auxiliará muitos fruticultores”.  O livro “Defesa contra geadas na fruticultura” está disponível nas livrarias de Videira ou diretamente com o autor, no telefone (49) 3533-0584.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Fotos: Êxito Editora e Comunicação

Outras notícias publicadas