Cadeia produtiva da macieira no Brasil é tema de palestra/debate na AREAVID

Publicado em: 29 mar, 2024

Nela o que mais desperta a atenção são o sabor, textura e a aparência. Nas feiras e nos mercados do Brasil, as mais ofertadas são as qualidades gala e fuji. Antes, as trazidas da Argentina deitavam e rolavam; hoje, as prateleiras nacionais são em sua maior parte abastecidas pela produção interna, cabendo apenas uma pequena parcela às variedades importadas. Originária da Ásia ocidental, a maçã e suas potencialidades como produto de largo consumo, foi o tema da primeira reunião anual promovida pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID).

O tema foi abordado por Pierre Nicolas Pérès, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). Aos cerca de 20 engenheiros e arquitetos presentes Pérès falou sobre a cadeia produtiva da macieira no Brasil e em Fraiburgo. Segundo ele,  Santa Catarina cultiva e colhe a maior safra do Brasil (49%), seguido de perto pelo Rio Grande do Sul (46%) e de longe pelo Paraná (5%). Fraiburgo é o maior produtor catarinense com uma média de 45 toneladas por hectare.

Aos associados o presidente da ABPM ainda falou sobre as variedades cultivadas no país, a média de idade dos pomares, produtividade, custos de insumos, valor de venda, evolução das áreas plantadas, estruturação da oferta, consumo por habitante, capacidade de armazenagem, produção industrial, consumo in natura, pragas nas lavouras, exportação e importação e projeções de produção, entre outros assuntos relacionados. “Pérès é uma das maiores autoridades nacionais do assunto e com certeza esse encontro foi uma ótima oportunidade para a atualização e agregação de conhecimento profissional para nossos associados”, disse o presidente da AREAVID – Jonatan Galio.

Na oportunidade, Galio ainda destacou aos associados que este foi o primeiro de uma série de seis encontros que a AREAVID promoverá ao longo do ano. “Além disso, também estamos programando quatro cursos técnicos para as mais diversas áreas”, disse. Ao final da palestra, engenheiros e arquitetos participaram de um jantar oferecido pela Associação.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

 

Outras notícias publicadas